domingo, 22 de junho de 2008

O DESFILE DE JUDAS ISCARIOTES NO CONGRESSO DO PSD

O 31.º Congresso do PSD, que hoje termina, foi um verdadeiro desfilar de Judas Iscariotes*. Aqueles que, durante meses, atacaram sem piedade o ex-líder Luís Filipe Menezes são os mesmo que, agora, ao lado da nova líder, estão no poder.
Razão têm João Jardim quando alega problemas de varizes para não viajar até Guimarães e o insuspeito Filipe Malheiro quando, no seu blog Ultraperiferias escreve apoiar agora as ideias que Santana defendeu no Congresso:

"PSD: 100% com Santana Lopes

Tenho que confessar que hoje estive 100% com Santana Lopes, pelo menos durante determinadas passagens do seu discurso, em que falou mais grosso e disse o que tinha que ser dito. Não retiro nada do que disse sobre PSL, não mudo a minha opinião sobre ele, continuo a responsabiliza-lo pelo desaire eleitoral do PSD de 2005, continuo a afirmar que a sua candidatura à liderança do partido, que nunca poderia ter acontecido nesta altura, obedeceu a um processo de bastidores bastante surrealista e com situações absurdas que um dia a História se encarregará de revelar. Mas hoje, ao ouvi-lo pela televisão quando discursava em Guimarães, retive algumas passagens que assino por baixo:
- «Não é por alguns regressarem agora ao poder que vai voltar a haver militantes de primeira e militantes de segunda»;
- «Pelos nomes já anunciados sabe-se como estão entre os seus membros muitos dos que contestaram a liderança de Luís Filipe Menezes desde o início»;
- «Será que aqueles que não concordarem com a actual direcção terão a mesma legitimidade para dar entrevistas sobre alterações a regulamentos?»;
- «Como é a ética da política?";
- «Basta ver algumas pessoas que hoje aqui estão neste congresso para sabermos que as eleições estão muito próximas».
Mesmo tendo sido derrotado nas directas,como se esperava, Santana Lopes teve a dignidade, ao contrário do absurdo Pedro Passos Coelho de não andar a fazer exigências ou se armar em consciência crítica seja de quem for ou em guardião de virtudes do partido, de sair do Congresso de Guimarães pela porta grande. E não teve necessidade de se envolver em tristes espectáculos na elaboração de listas candidatos a tachos e de se desgastar com disputas pessoais verdadeiramente deprimentes."


© SOL/Gonçalo Fernandes Santos

A Ferreira Leite cabe agora tentar convencer o País e rezar para que, mesmo aqueles que agora a apoiam e que não sabem resistir a uma boa intriga, cessem, por momentos, e agora que estão o poder, a essa sua irresistível tentação.

Será que conseguem?
*Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth - Mc 3, 19; 14, 10; Lc 6; 16 - ou Iouda Iskariotes - Mt 10, 4; Lc 22, 3; Jo 12, 4) foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Jesus Cristo aos seus capturadores por 30 moedas de prata. Era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26). Judas, em grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"), sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro.

Sem comentários: