sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PS MADEIRA EM QUEDA LIVRE ....



O PS MADEIRA não aprende mesmo com os seus erros. João Carlos Gouveia deu agora em ofender através de um jornal João Isidoro, líder regional do Partido da Terra e este não esteve com meias medidas e pô-lo em tribunal. Quanto mais Gouveia erra mais Isidoro sobe. Será que JCG não percebeu que o PS Madeira já é passado?

MADEIRA SEM PROTECÇÃO NAVAL DA SUA ZEE

É cada vez mais deficiente a protecção da ZEE da Madeira fruto da inexistência de meios navais em qualidade e quantidade. Mês sim mês não há avarias nos patrulhas da Armada pese embora o esforço de reparação feito em permanência. Os patrulhões, em construção há anos em Viana do Castelo, são uma miragem e chegarão em estado pouco claro quanto aos seus recursos tecnológicos. Quem acode à Madeira?

NA MADEIRA,O ALARME COM OS MOSQUITOS AFRICANOS

Vindo quiçá das Canárias através do ARMAS, o mosquito do dengue chegou à Madeira. 
É o "Correio da Manhã" que o diz:
 "A população dos mosquitos que causam as doenças da dengue e a febre amarela está a alastrar-se pela ilha da Madeira de forma alarmante. Especialistas dizem que é uma questão de tempo até chegar ao Continente – através de produtos importados por via aérea ou marítima – e surgirem os primeiros casos de pessoas infectadas. É uma questão de dias ou de meses. Por enquanto, não há registo da doença porque os insectos não têm o vírus, mas basta entrar no País uma pessoa infectada, por exemplo vinda de um país da América Latina, como o Brasil, onde surgem epidemias, para dar origem a casos de infecção não controlados na Madeira ou no Continente. Os mosquitos aedes aegypti surgiram há três anos na freguesia de Santa Luzia, no Funchal, Madeira. Rapidamente se espalharam pelos concelhos de Machico e Câmara de Lobos. Hélder Spínola, presidente da associação ambientalista Quercus,diz ao CM que o aparecimento da doença é inevitável. "Os mosquitos terão vindo em algum produto fresco, planta – foram importadas palmeiras do Brasil – ou nos pneus dos barcos, onde fica água estagnada, local ideal para a reprodução das larvas. Terão vindo insectos ou ovos que depois eclodiram.Para já, não há notícia da doença, mas basta vir do Brasil uma pessoa infectada e ser picada por um mosquito para que o mesmo insecto infecte outras pessoas".

O REGRESSO DEPOIS DE MESES DE DOENÇA

Depois de vários meses doente e fora da Madeira em recuperação de uma intervenção cirúrgica eis que regresso a estas páginas. O meu pedido de desculpas aos meus leitores pela partida repentina e sem aviso. 
Por cá apenas como novidades os saneamentos, em que sobresai o de Susana Fontinha do PNM. A competência substituida pela conflitualidade... Quem ganha com isso?
Novidade novidade só mesmo o princípio do fim de Ferreira Leite, consulado triste e que tem os seus dias contados. Depois de uma derrota na próxima semana nos Açores, Leite definhará a olhos vistos e será substituida em Fevereiro, em Congresso convocado extraordinariamente. 

Quem aposta comigo?

ALBERTO JOÃO JARDIM DESEMBARCA EM LISBOA-FERREIRA LEITE TREME!

Vai ser um verdadeiro vendaval na política portuguesa e no PSD em particular. Alberto João Jardim está mesmo decidido a deixar a Madeira e vir para Lisboa não só disputar a liderança dos sociais-democratas como combater o inimigo de estimação nas Legislativas de 2009. 
As coisas estão a ser devidamente preparadas e Janeiro é o mês escolhido para a grande ofensiva. Primeiro vão aparecer as assinaturas a exigir um congresso extraordinário e aí saltará em força o presidente do Governo Regional da Madeira a anunciar a candidatura. É difícil imaginar qual será a reacção de Manuela Ferreira Leite a mais essa crise no PSD. Uma hipótese é aceitar o repto e ir à luta contra Alberto João Jardim. Mas nos meios da oposição à actual liderança fala-se na possibilidade de Rui Rio ser obrigado a saltar para a ribalta da luta política e assumir as suas responsabilidades de eterno desejado para presidente dos sociais-democratas. Neste caso, a luta seria entre Jardim e Rio e abria-se um novo problema na Câmara do Porto, muito embora seja admissível que, no caso de Jardim vencer, Rio possa recandidatar-se. Uma coisa é certa: João Jardim está farto de Lisboa e vai descer à capital para pôr tudo na ordem e tentar derreter Sócrates nas eleições de 2009".

domingo, 22 de junho de 2008

E POR FALAR EM JUDAS...

Quem foi que telefonou a Pedro Santana Lopes, nas vésperas da eleição para Presidente do PSD, a condicionar o seu apoio a Santana à indicação do seu nome para Secretário - Geral do PSD? Perante a recusa de Santana, logo a famigerada personagem terá ido dar publicamente o apoio a outro Pedro. Dizem -me que foi alguém com nome de senador romano, mas eu, evidentemente, não acredito. Não pode mesmo ser verdade. A maldade em Portugal é muito grande!
Recordemos um episódio referente ao referido cidadão de Roma, descrito no blog "O Atónito":

CÉSAR AUGUSTO

Caio Júlio César Ota foi o primeiro Imperador romano. Chega ao poder através do segundo triunvirato, formado com Marco António e Lépido. A relação dos três homens, no entanto, depressa se deteriora e, na batalha de Actium, Marcos Vipsânio Agripa, seu general e amigo pessoal, derrota António. Depois destes eventos, Augusto torna-se no único senhor de Roma.
Nasceu em Roma, com o nome de Caio Octávio Turino (Gaius Octavius Thurinus) filho de um pai com o mesmo nome e Atia, uma sobrinha de Júlio César. No entanto, sua mãe casou com o nobre Felipe, senador de certo reconhecimento em Roma. Apesar do reconhecimento, Felipe era pouco influente e sua família estava fora dos círculos aristocráticos de Roma, e a única hipótese de progressão política era o tio-avô, então o homem mais poderoso de Roma. A 15 de Março de 44 a.c.. César é assassinado por um grupo de senadores.Otávio AugustoÉ quando começa busca de Otávio pelo poder. No dia do assassinato do tio, Otávio se encontrava em Atenas a estudos, com os amigos Mecenas e Agripa. Com apenas 18 anos, Otávio parte para Roma. Ao chegar em Brundísio, a Décima Segunda Legião jura lealdade a Otávio e, em discurso às tropas, Otávio declara ser filho adoptivo de Júlio César.
Em Roma, Marco Antônio pede as tropas de Otávio em troca de protecção e privilégios políticos e Otávio recusa, ao mesmo tempo que paga os legados do testamento de Júlio César com o próprio dinheiro e se alia com Cícero.
Assim, Cícero começa a elogiar Otávio no Senado e atacar Marco Antônio.Revoltado com a aliança, Marco Antônio acusa publicamente Otávio de planejar seu assassinato. Otávio publica então uma resposta ridicularizando a acusação. Marco Antônio simplesmente junta todas as tropas que pode e fecha o cerco sobre Décimo Bruto em Módena. Enquanto Marco Antônio se ocupava com a guerra, Otávio marcou uma audiência no Templo de Castor. O tribuno Tito Canúcio falou primeiro, atacando Marco Antônio. Logo depois Otávio começou seu discurso, que foi muito mal-aceite. Agripa contornou a situação mas os senadores romanos deixaram de apoiar Otávio. Na mesma noite, Otávio foi obrigado a fugir de Roma. Temporariamente se estabeleceu na Sabina, onde reuniu seu estado-maior e logo depois foi para Arezo, onde recrutou tropas para invadir Roma com a força das armas. Logo depois da invasão, Otávio foi eleito cônsul. Otávio fez a Corte sancionar a sua adopção (ver adopção em Roma) por Júlio César, se tornando Caio Júlio César Otaviano (Gaius Julius Caesar Octavianus) e passa a ser conhecido como Otaviano.Numa tentativa de se reconciliar, Marco Antônio e Otaviano formaram o segundo triunvirato, juntamente com Marco Emílio Lépido. Junto com o triunvirato são estabelecidas proscrições e ambas as medidas são aprovadas pelo Senado Romano.Os três se juntaram na Batalha de Filipos, onde derrotaram os últimos assassinos ainda vivos de Júlio César, Caio Cássio Longino e Marco Júnio Brutus. Após a batalha, Otaviano conheceu o poeta Virgílio e passou a financiar sua arte.O mês Agosto foi baptizado como Augustus em sua homenagem; até então designava-se Sextilis. Por isso, no plano cultural o Século de Augusto foi muito produtivo e cheio de promessas criadoras, inaugurando uma época clássica para a arte européia, um classicismo latino que, ainda na Renascença, mil anos depois, estaria dando frutos. Augusto fundou bibliotecas públicas; a literatura latina, primitivamente, influenciada pelos gregos, adquiriu independência e se tornou uma das mais brilhantes do mundo ocidental.Faleceu no dia 19 de Agosto de 14.


NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS: PS COLIGA-SE CONSIGO PRÓPRIO! DO MPT E DO CDS-PP VIRÁ A SURPRESA!

As eleições legislativas de 2009 terão, no que à Madeira diz respeito, muitas novidades.
Para além da coligação do PS consigo próprio ou seja, com a JS (!!!) será da área do Partido da Terra e do CDS - PP que surgirão as surpresas que darão que falar na Madeira. Depois não digam que não avisei...

O DESFILE DE JUDAS ISCARIOTES NO CONGRESSO DO PSD

O 31.º Congresso do PSD, que hoje termina, foi um verdadeiro desfilar de Judas Iscariotes*. Aqueles que, durante meses, atacaram sem piedade o ex-líder Luís Filipe Menezes são os mesmo que, agora, ao lado da nova líder, estão no poder.
Razão têm João Jardim quando alega problemas de varizes para não viajar até Guimarães e o insuspeito Filipe Malheiro quando, no seu blog Ultraperiferias escreve apoiar agora as ideias que Santana defendeu no Congresso:

"PSD: 100% com Santana Lopes

Tenho que confessar que hoje estive 100% com Santana Lopes, pelo menos durante determinadas passagens do seu discurso, em que falou mais grosso e disse o que tinha que ser dito. Não retiro nada do que disse sobre PSL, não mudo a minha opinião sobre ele, continuo a responsabiliza-lo pelo desaire eleitoral do PSD de 2005, continuo a afirmar que a sua candidatura à liderança do partido, que nunca poderia ter acontecido nesta altura, obedeceu a um processo de bastidores bastante surrealista e com situações absurdas que um dia a História se encarregará de revelar. Mas hoje, ao ouvi-lo pela televisão quando discursava em Guimarães, retive algumas passagens que assino por baixo:
- «Não é por alguns regressarem agora ao poder que vai voltar a haver militantes de primeira e militantes de segunda»;
- «Pelos nomes já anunciados sabe-se como estão entre os seus membros muitos dos que contestaram a liderança de Luís Filipe Menezes desde o início»;
- «Será que aqueles que não concordarem com a actual direcção terão a mesma legitimidade para dar entrevistas sobre alterações a regulamentos?»;
- «Como é a ética da política?";
- «Basta ver algumas pessoas que hoje aqui estão neste congresso para sabermos que as eleições estão muito próximas».
Mesmo tendo sido derrotado nas directas,como se esperava, Santana Lopes teve a dignidade, ao contrário do absurdo Pedro Passos Coelho de não andar a fazer exigências ou se armar em consciência crítica seja de quem for ou em guardião de virtudes do partido, de sair do Congresso de Guimarães pela porta grande. E não teve necessidade de se envolver em tristes espectáculos na elaboração de listas candidatos a tachos e de se desgastar com disputas pessoais verdadeiramente deprimentes."


© SOL/Gonçalo Fernandes Santos

A Ferreira Leite cabe agora tentar convencer o País e rezar para que, mesmo aqueles que agora a apoiam e que não sabem resistir a uma boa intriga, cessem, por momentos, e agora que estão o poder, a essa sua irresistível tentação.

Será que conseguem?
*Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth - Mc 3, 19; 14, 10; Lc 6; 16 - ou Iouda Iskariotes - Mt 10, 4; Lc 22, 3; Jo 12, 4) foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os Evangelhos, veio a ser o traidor que entregou Jesus Cristo aos seus capturadores por 30 moedas de prata. Era filho de Simão de Queriote (Jo 6, 71; 13, 26). Judas, em grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"), sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro.

TAL COMO TINHAMOS ESCRITO...PAULO RANGEL É O CANDIDATO!

Paulo Rangel está confirmado como candidato único a Presidente do Grupo Parlamentar do PSD tal e qual como este blog havia escrito. Isto diz algo relativamete à credibilidade da análise política que aqui fazemos, para desgosto de alguns (poucos) detractores...
Este será eleito na próxima 5ª feira e será o interlocutor principal da Presidente do PSD na AR e do Primeiro-Ministro José Sócrates nos debates quinzenais.

domingo, 15 de junho de 2008

A DERROTA DO "PORREIRO PÁ"

No único caso em que uma população de um Estado -membro da União Europeia foi directamente chamada a pronunciar-se acerca do Tratado de Lisboa, como sucedeu na Irlanda, o povo disse não nas urnas.

Esta decisão causou de imediato incómodo junto de várias "cabeças pensantes" do país e mesmo do estrangeiro que podem ser resumidas neste democrático posicionamento do Secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus:

"Para salvar o Tratado de Lisboa «não há outra solução» senão uma nova votação pelos irlandeses, mas isso depois de uma «adaptação» do texto ao país".


É a democracia em todo o seu esplendor que pode ser traduzida nesta simples frase: isto ou vai a bem ou vai a mal. Mas tem de ir para a frente custe o que custar!


Cá dentro as "cabeças pensantes" de sempre alinham pelo mesmo diapasão: depois de edite Estrela ter defendido que o referendo não deveria ser feito, porque, sendo o nome do Tratado "de Lisboa", «nenhum português se atreveria a votar contra»!?... (Sic!!!), vem agora, da mesma forma democrática, dizer que a Irlanda tem de fazer um novo referendo para alterar esta sua decisão(!!!).


Até o Presidente da República afirma que deverá ser o Governo irlandês a propor «uma solução» para ultrapassar a «dificuldade» criada pelo chumbo do país ao Tratado de Lisboa no referendo de quinta-feira....Lamentável!


O que vale é que alguns ainda têm bom senso e retiram mais ensinamentos desta derrota nas urnas como o próprio Primeiro - Ministro irlandês que afirmou que repetir o referendo seria ainda pior e conduziria a mais votos contra o Tratado.


Pelo menos um tem bom senso! Por cá, em matéria de ensinamentos, é o res nullius!


terça-feira, 10 de junho de 2008

NOVA POLÉMICA NA MADEIRA!

São muito graves as acusações do Deputado do PND José Manuel Coelho acerca do seu colega de Parlamento João Isidoro, deputado e Presidente do MPT - Madeira, pessoa que, apesar de o conhecer de vista, não é figura que, à imagem de Coelho, a quem eventualmente já terei comprado um jornal, faça parte dos meus relacionamentos pessoais. Estou assim muito à vontade para escrever sobre um e sobre outro.

A verdade é que as acusações de Coelho podem mesmo, e apesar da sua imunidade parlamentar, valer-lhe processo por difamação já que acusa João Isidoro de "tráfico de influências". Uma acusação grave.


Só que Coelho esquece-se que não basta afirmar... é mesmo preciso provar o que se afirma... será que Coelho sabe o que isso é? É que Coelho é tudo menos razoável nas críticas que faz, e agora que é deputado em substituição de Baltazar, entendeu que, à imagem de Louçã no Continente, de repente é a "consciência moral da Madeira".


Ora deste tipo de consciências estamos todos fartos aqui pela Madeira!


Coelho está seguramente enganado já que os madeirenses sabem muito bem distinguir entre uma ida a um espectáculo de circo e uma sessão da Assembleia Legislativa Regional.


Uma pergunta final: José Manuel Coelho - Será que alguém acredita nele?


Vejamos o que a imprensa escreveu sobre esta matéria:


Política

Coelho acusa Isidoro de ser satélite do PSD


10-06-2008 - Diário de Notícias


O deputado do PND marcou uma conferência de imprensa para "separar o trigo do joio", o que, para José Manuel Coelho, é o mesmo que denunciar o líder do MPT.


O deputado substituto de Baltasar Aguiar acusa João Isidoro de dizer uma coisa e fazer outra, nomeadamente nas questões ecologistas e ambientais. Para exemplificar o que dizia, Coelho apontou as obras que Isidoro fez em casa, alegadamente de forma ilegal.


"Os vizinhos queixaram-se na Câmara (...). A CMF embargou a obra e ele continuou, valendo-se do tráfico de influências."


José Manuel Coelho alargou um pouco mais as suas acusações: "Violou com a conivência do presidente da Câmara (Miguel Albuquerque), que é seu amigo".


O deputado da Nova Democracia diz que os madeirenses não se devem deixar enganar, pois João Isidoro "é o 34º deputado do PSD", um "satélite do PSD" que estará ao serviço daquele, contra o PS. "É o submarino do PSD para rebentar com o PS".


Isidoro considera "execrável"


João Isidoro já considerou a conferência de imprensa "execrável e nojenta", por trazer para o campo político-partidário uma questão que a ele não está ligada.


Isidoro diz reconhecer ter errado ao avançar com obra, mas que está a pagar caro por isso. Se tivesse sido favorecido, há cinco anos que a obra estaria pronta, altura em que pediu a licença na CMF.


_______________________________________________________


Nova Democracia acusa João Isidoro de ser prevaricador


O deputado único do PND, com assento na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Coelho acusou, ontem, o líder do MPT-M, João Isidoro de ser um “prevaricador” no que ao Ambiente e regras do ordenamento do território diz respeito. José Manuel Coelho falava no âmbito de uma iniciativa levada a cabo junto ao Jardim da Conde Carvalhal, em frente à Vila Guida, no Funchal.


De acordo com o deputado do PND, a prática do líder do MPT-M não é coerente com o discurso que ele tem. Ao apontar para o condomínio onde João Isidoro habita, reiterou que ao abrigo das normas urbanísticas de construção, o deputado do Partido da Terra edificou mais uma habitação por cima do sótão da casa onde vive.


A construção clandestina foi denunciada pelos vizinhos, a Câmara embargou mas João Isidoro continuou a edificação porque “goza de imunidades na Câmara do Funchal”.


CHEGÁMOS AO CONTINENTE... E "CONQUISTÁMOS" A MADEIRA!

Ainda só chegámos à costa, mas o Continente já é nosso! De facto, este Blog é já citado por colegas do Continente, em concreto de Oeiras já que "O Concelho de Oeiras Online" nos faz uma grande referência (http://oeiras.blogspot.com/).

Também mais blogs da Madeira se nos referem: é o caso do "FUNCHAL: 32º38'N 16º58'W" (http://funchal.blogspot.com/) que nos faz uma muito simpática referência, que gostosamente agradecemos. E, desculpe-me o seu autor Ricardo Figueira, usámos o gráfico que nele publicou...

domingo, 8 de junho de 2008

MAIS DUAS REFERÊNCIAS A ESTE BLOG

O Blog "Esquerda Revolucionária" - http://esquerdarevolucionaria.blogspot.com/, de Roberto Almada e o Blog "Com que Então...!" - http://comqueentao.blogspot.com/, de André Escórcio, fizerem o favor de publicar posts acerca deste Blog.
Aos dois o meu muito obrigado!
José de Freitas

TAL COMO TINHAMOS ESCRITO...PAULO RANGEL É O PRINCIPAL CANDIDATO!

Deputado assegura que é militante do partido desde 2005

Paulo Rangel quer situação regularizada para ser eventual líder da bancada do PSD

07.06.2008 - 16h32 Lusa

O deputado do PSD Paulo Rangel afirmou hoje que é militante do partido desde Maio de 2005, o que significa que, no plano teórico, está em condições para desempenhar as funções de presidente do Grupo Parlamentar social-democrata."Inscrevi-me como militante do PSD a 06 de Maio de 2005, proposto pelo ex-presidente do partido Marques Mendes, sendo a minha ficha assinada por Aguiar Branco, ex-ministro da Justiça", declarou Paulo Rangel.
De acordo com o deputado do PSD, o seu nome foi apresentado como militante do partido "durante uma sessão pública em Santarém, de que há imagens de televisões como a RTP e TVI"."Espero que a minha situação seja regularizada o mais rapidamente possível", acrescentou, numa alusão ao facto de a sua inscrição como militante ainda não se encontrar formalizada - apesar de o próprio Paulo Rangel dizer que tem insistido nessa regularização ao longo dos últimos três anos.
Paulo Rangel é um dos nomes mais falados para a possibilidade de suceder a Pedro Santana Lopes na liderança da bancada social-democrata. No entanto, nos últimos dias, gerou-se uma polémica sobre o facto de este docente universitário e jurisconsulto não ter formalizada a sua condição de militante do partido - situação que, pelos estatutos do PSD, o impediria de exercer as funções de presidente do Grupo Parlamentar.Porém, de acordo com fonte próxima deste deputado, os estatutos do partido "não exigem qualquer antiguidade como militante para que se seja líder ou vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD".
Ou seja, em termos teóricos, um deputado independente da bancada do PSD pode inscrever-se na véspera de ser eleito dirigente ou líder do Grupo Parlamentar.Regras mudadas em 1996Esta possibilidade ficou expressa na revisão dos estatutos do PSD feita em 1996, meses depois de uma controvérsia semelhante a esta e que impediu o ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio, então deputado independente social-democrata, de ser líder parlamentar.
Para impedir novos casos idênticos, estabeleceu-se que para se ser líder parlamentar do PSD basta apenas ser militante, não sendo requerida qualquer antiguidade a essa mesma militância, tal como acontece para a hipótese de se aceder a um lugar nos órgãos nacionais do partido.O mesmo se aplica em termos legais e estatutários ao caso de um líder parlamentar com militância recente ter assento por inerência na Comissão Política do PSD - órgão nacional que exige tempo de militância superior a seis meses. Segundo fonte social-democrata, também neste caso não se verifica qualquer impedimento.
"Um elemento inerente da Comissão Política significa que esse elemento está nesse órgão político com carácter excepcional. Os membros da Comissão Política eleitos em congresso estão nesse órgão por direito próprio e com um mandato temporal bem definido", explicou.
Quanto à situação de Paulo Rangel como militante do PSD, em concreto, um elemento próximo do deputado disse que "ficou surpreendido quando, em 2006, durante as primeiras directas do partido que elegeram Marques Mendes, verificou que não podia exercer o seu direito de voto como militante".
Depois deste caso, também de acordo com esta versão, Rangel insistiu com o ex-secretário-geral do PSD Miguel Macedo para que a situação fosse regularizada, o mesmo tendo feito junto do anterior líder, Luís Filipe Menezes. Esta situação de indefinição prolongou-se até às recentes directas. Paulo Rangel, embora tenha manifestado o seu apoio a Manuela Ferreira Leite, não pôde votar.
"A situação de Paulo Rangel como militante pode ficar rapidamente regularizada com um despacho do Conselho Nacional de Jurisdição. Por uma questão afectiva e de verdade em relação aos factos, ele quer que a sua situação seja resolvida pela via da regularização e não de uma nova inscrição", adiantou o mesmo elemento.

AFINAL EM QUE FICAMOS?

08 Junho 2008 - 00h30 -Correio da Manhã
Polémica: Inscrições de militantes não avançaram

Perdidos no PSD


A polémica em torno da inscrição de militantes no PSD está longe de ficar esclarecida. Além de Paulo Rangel, que insiste em ser filiado, Eduardo Catroga foi outro dos novos militantes anunciados no 31º aniversário do PSD, em Santarém, há três anos. O ex-ministro de Cavaco Silva nem sequer preencheu a ficha de inscrição.
Nas eleições intercalares à Câmara de Lisboa, também Fernando Negrão anunciou a formalização do vínculo ao PSD. Ao que o CM apurou, o processo acabou por não ser encaminhado e só recentemente a sede nacional se apercebeu do caso. A secção D de Lisboa está já a dar seguimento à filiação.
À Lusa, Paulo Rangel voltou a reiterar que é militante desde Maio de 2005. O que, na prática, lhe dá a possibilidade de assumir uma candidatura ao grupo parlamentar. "Inscrevi-me como militante do PSD a 6 de Maio de 2005, proposto pelo ex-presidente do partido Marques Mendes, sendo a ficha assinada por Aguiar-Branco."
Contactado pelo CM, Luís Marques Mendes recorda-se do convite a Rangel, mas o restante processo é--lhe desconhecido. "Não faço a menor ideia", afirmou o ex-líder quando confrontado com o encaminhamento dado à proposta. E acrescentou: "Sei que o convidei no aniversário do partido. Eram na altura 31 os militantes que foram apresentados, entre os quais Eduardo Catroga, mas ele esqueceu-se de preencher o formulário. Eu não assinei ficha nenhuma, só fiz as propostas políticas."
Os candidatos a militantes são sempre propostos por membros do partido. A inscrição pode ser encaminhada para a sede nacional, ou para as secções. São aliás, as secções que instruem o processo e dão o aval à proposta. Certo é que a ficha de Paulo Rangel está desaparecida e, ao que o CM apurou, há a possibilidade de nem sequer ter sido entregue.


À LUPA


INSCRIÇÃO
A inscrição de um militante no PSD tem de ser sempre proposta por um já militante. A ficha é submetida à avaliação da secção que aceita ou recusa a proposta.
CARTÃO NA MÃO
A secção política envia o aval à sede nacional, que atribui o cartão e acciona o pagamento de quotas.
‘VETO DE BOLSO’
Como o poder estava nas mãos das secções, instalou-se a figura do ‘veto de bolso’. Rui Rio instaurou a obrigatoriedade de as secções instruírem os processo emtrinta dias.
CONSELHO DE JURISDIÇÃO
O Conselho de Jurisdição diz estar disponível para resolver o problema, caso seja accionado.
Diana Ramos / José Rodrigues

FINALMENTE UMA ALTERNATIVA AO AVIÃO!

A partir de sábado

Linha marítima liga Funchal a Portimão

A “Naviera Armas” inicia, no próximo sábado, uma linha marítima entre a Madeira e Portimão. O périplo tem início, contudo, no dia anterior, em Santa Cruz de Tenerife. Chega assim ao fim um jejum de 23 anos no transporte marítimo entre a Região e o Continente português.

A companhia de navegação espanhola Naviera Armas inicia no dia 14 uma linha entre a Madeira e Portimão (Algarve), quebrando um "jejum" de 23 anos no transporte marítimo de passageiros entre a região e o continente português.

Depois da implementação do transporte aéreo, aos poucos, desde a década de 70 do século XX, os madeirenses assistiram ao progressivo abate dos navios da marinha mercante portuguesa como o "Infante Dom Henrique", o "Santa Maria", o "Vera Cruz", ou o "Príncipe Perfeito" da Companhia Colonial de Navegação, culminando na alienação do "Funchal".

A nova ligação marítima que a Naviera Armas vai realizar a partir de 14 de Junho poderá vir a representar uma alternativa na ponderação que os madeirenses fazem das suas férias.Este recurso de deslocação por via marítima oferece a vantagem de o passageiro poder levar a sua própria viatura.O "Volcán de Tijarafe", da Naviera Armas, é a embarcação que vai quebrar esse "jejum" de 23 anos de ausência de uma carreira regular marítima entre a Madeira e o Continente.

O cruzeiro começa às sextas-feiras em Santa Cruz de Tenerife, passa em Las Palmas, toca no Funchal e termina em Portimão, regressando pela ordem inversa, satisfazendo os mercados de viagens e de férias das Canárias, Madeira e Portugal.

PORTUGAL!




sábado, 7 de junho de 2008

O VOLTE-FACE COM QUE O PSD NÃO CONTAVA

Rangel falha liderança por não ter cartão PSD

FRANCISCO ALMEIDA LEITE - DIÁRIO DE NOTÍCIAS -


Grupo parlamentar


Deputado preencheu ficha mas não a entregou

Nogueira também tentou pôr Laborinho Lúcio no lugar e não conseguiuO leque de escolhas de Manuela Ferreira Leite para o lugar de líder parlamentar do PSD está agora reduzido a José Pedro Aguiar-Branco, Luís Marques Guedes e também a José Eduardo Martins, que tem assegurado interinamente o posto depois do anúncio da saída de Pedro Santana Lopes.

O DN sabe que Manuela Ferreira Leite nutria algum respeito pela solução Paulo Rangel para líder parlamentar, apesar de vários dos seus conselheiros mais próximos se inclinarem para Aguiar-Branco e para Marques Guedes. Acontece que Rangel não poderá ser o escolhido porque não é militante activo do PSD, apesar de ter chegado a preencher uma ficha de adesão, da qual foi proponente Aguiar-Branco, de quem é amigo.

O advogado do Porto, que pediu esta semana aos serviços da Assembleia da República para reassumir o seu mandato de deputado - que estava suspenso há uns meses, por motivos de saúde -, foi "apresentado" ao partido por Luís Marques Mendes, no jantar de comemoração do aniversário do PSD, em Leiria há cerca de dois anos. Antes, foi secretário de Estado da Justiça no Governo liderado por Santana Lopes.

O estilo de Paulo Rangel, com uma retórica do tipo jurídica, é muito apreciado nos meios próximos de Ferreira Leite e a sua intervenção na sessão solene do 25 de Abril, no ano passado, continua a ser lembrada com entusiasmo nos corredores do Parlamento. Foi até aí que foi lançada a célebre expressão "claustrofobia democrática".

Um estilo difícil de ser replicado enquanto líder parlamentar, visto que é obrigatória a filiação no PSD há pelo seis meses (um ano, noutra versão) para exercer aquele cargo. O líder da bancada tem assento fixo nas reuniões dos dois órgãos da direcção política do PSD: a Comissão Política Nacional e Comissão Permanente, a cúpula do poder laranja.O regulamento interno do grupo parlamentar, no artigo 7.º (eleição e mandato da direcção) é omisso em relação à filiação partidária, mas os estatutos do partido deixam várias interrogações. No artigo 68.º, intitulado "capacidade eleitoral", pode ler-se que "a eleição para os órgãos internos do grupo parlamentar não pressupõe qualquer antiguidade mínima como militante".

Apesar disto estar inscrito no número quatro, logo no um, diz-se que "só serão elegíveis para os órgãos do partido os militantes que, à data da eleição, estejam inscritos há, pelo menos um ano, no caso dos órgãos nacionais". No ponto dois, diz-se que "só podem eleger os militantes que, à data da eleição, estejam inscritos no PSD há, pelo menos, seis meses".Na concelhia do Porto, onde estaria supostamente inscrito, não consta o nome: "Não é militante nem com quotas em dia, nem em atraso. Não faz parte dos cadernos eleitorais", contam fontes do PSD/Porto.

A situação já não é nova, porque em 1995 o então presidente do PSD, Fernando Nogueira - que perdeu as eleições contra António Guterres, do PS -, tentou impor Laborinho Lúcio para líder parlamentar, só que o ex-ministro da Justiça de Cavaco Silva não era militante e terá recusado filiar-se para o efeito. Pouco tempo depois, o problema resolveu-se porque Nogueira saiu para entrar Marcelo Rebelo de Sousa.

O líder parlamentar veio a ser o então "nogueirista" Luís Marques Mendes.Segundo as mesmas fontes, Rangel terá tentado votar nas eleições directa, o que não foi permitido. O DN tentou ouvir uma reacção do deputado, o que não foi possível. As atenções voltam-se agora para Aguiar-Branco e Marques Guedes, sendo este também o desejado para secretário-geral.

Ferreira Leite quer ter alguém da sua confiança à frente do aparelho, pelo que se fala ainda em Suzana Toscano, que é assessora em Belém. Esta, no entanto, não deve sair.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

A FAZER FÉ NAS SONDAGENS PACHECO PEREIRA BEM PODE SONHAR...

José Pacheco Pereira admitiu hoje que o PSD pode ganhar as eleições legislativas de 2009, face à "consonância" dos militantes e dos portugueses com a actual líder do partido, Manuela Ferreira Leite.

Afirmou o homem da Marmeleira: "Há uma consonância dentro do partido e no País [em torno de Ferreira Leite], e isso é um poderoso instrumento político. Existe, de facto, a possibilidade de o PSD ganhar as eleições em 2009. E essa possibilidade é de agora, não é de antes".

Só que, para infelicidade de Pacheco, as sondagens dão uma quebra do PSD e ninguém reparou até agora nessa dita consonância.
Como pensa o conhecido escriba dar a volta a este grave problema?

A VAIDADE DE ALEGRE

Alegre foi longe de mais com a vaidade que exibe e a pretensão de ser dono e senhor de 1 milhão de votos.
O novo criptobloquista, agora de mão dada com Francisco Louçã, não satisfeito com a inactividade do seu MIC desde há 2 anos a esta parte, mas por culpas próprias, juntou-se aos bloquistas que, depois de terem, qual ave de rapina, ido buscar ao MPT um conjunto de personalidades na área do ambiente destinadas a colorir o seu novo discurso verde, se voltam agora para a área do PS, nomorando Alegre para, dessa forma, tentarem deitar mão ao milhão de votos do "poeta de Argel".

Entretanto, envolve-se em polémica sobre quem pagou a viagem de quem com o seu camarada de partido e velho ódio de estimação José Lelo, o controleiro do PS no Parlamento nacional e trocam acusações mútuas.

Tudo isto, frise-se, sem que Alegre saia do PS porque tal arrecadaria a perca do seu lugar de Vice-Presidente da AR e as mordomias que o cargo posiciona.

Haverá maior desonestidade intelectual do que esta?


UMA ESPERANÇA PARA A EUROPA DOS CIDADÃOS

A menos de uma semana para o referendo ao Tratado de Lisboa, na República da Irlanda as sondagens viraram.
O Não está à frente obtendo nos últimos dias, um apoio de 17%, de acordo com a sondagem anexa e o Sim está claramente a perder força.
São boas notícias no meu entender para a Europa dos Cidadãos contra a Europa do Directório Franco-Alemão.

Os indecisos estão a virar-se fundamentalmente para o lado do Não, muito por força da crise que também assola a Irlanda, com os preços a subir em flecha.

Mais uma semana e veremos qual a Europa que os Europeus querem construír.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

AS REFERÊNCIAS A ESTE BLOG CONTINUAM - Conspiração às sete

Mais uma simpática referência a este Blog, que agradecemos. Desta feita a gentileza foi de Sancho Gomes, um dos autores de "Conspiração às Sete", in http://www.conspiracaoas7.blogspot.com/.
O nosso bem haja!

PAULO RANGEL OU MATOS CORREIA - UM DELES SERÁ LÍDER PARLAMENTAR DO PSD


Paulo Castro Rangel (à direita) ou José Matos Correia (foto da esquerda), ambos juristas. Um dos dois será o novo Presidente do Grupo Parlamentar do PSD contrariando os nomes que têm vindo a público como Luís Marques Guedes, Aguiar Branco ou José Eduardo Martins.

terça-feira, 3 de junho de 2008

A MADEIRA EM 2011 - TUDO PREVISTO!

É evidente que não nos podemos antecipar à vontade do povo, que é naturalmente soberano e vota em quem quiser. Mas o que podemos é, com o conhecimento profundo da sociedade madeirense, antecipar cenários. E esses dizem-nos que nas próximas eleições legislativas para a ALRAM natural será que o PSD, se Jardim confirmar o seu afastamento, tenha dificuldades em manter as votações esmagadoras que tem conseguido ao longo das últimas décadas. Isso não significa porém que o PSD perca a maioria, ainda que relativa, ou esteja próxima dela, necessitando contudo de terceiros para a alcançar. E Jardim, sábiamente, já definiu os seus parceiros: o CDS e o MPT, ambos partidos defensores da autonomia e com escassíssima dependência de Lisboa, ao contrário do PCP, PS e do BE, já para não falar do PND.
São aliás os dois únicos partidos que, conjuntamente com o PCP, irão aumentar de forma substancial os seus votos na região, fruto da acção inteligente dos seus líderes Rodrigues e Isidoro. Do PS, do BE e do PND é melhor não falar...

No que ao PSD diz respeito, o sucessor de Jardim é a nosso ver, e de forma natural, Guilherme Silva o qual bate aos pontos a concorrência residente na Região e beneficia de anos de experiência no Continente e, essencialmente, no Parlamento.

E Guilherme Silva é tudo menos parvo pelo que, com sabedoria, saberá "levar a água ao seu moinho".

A BALCANIZAÇÃO

Falar do PSD está na ordem do dia e, perdoem-me os leitores que não gostam de ler sobre os social-democratas, não há forma de não falar deles.
Vem isto a propósito de haver algo que, gostemos ou não do Senhor, temos de reconhecer a Jardim: é o mestre da estratégia e raramente se engana no diagnóstico da situação política. Então agora quando falou da balcanização do PSD foi "tiro e queda", na"mouche".
Vaticinou essa balcanização e eis que o PSD se partiu literalmente em três! E Santana só não ganhou porque teve um Coelho a correr com ajuda...
Agora ficam os cacos que dificilmente Ferreira Leite terá capacidade de colar. O que se seguirá neste jogo de xadrez em que quem tem mais capacidade de análise vencerá certamente o jogo?

AGUIAR BRANCO A LÍDER PARLAMENTAR? HÁ QUEM TENHA MEMÓRIA!

Marcelo Rebelo de Sousa, na tentativa de influenciar Ferreira Leite, avançou no último domingo com dois nomes para líderes parlamentares do PSD: o de José Pedro Aguiar Branco e o de Luís Marques Guedes. E se o primeiro cumpriu bem, ainda que sem chama, as funções que exerceu durante o mandato de Marques Mendes, já o segundo, o tal da "alta burguesia" portuense a que Jardim se refere, e que ultimamente se especializou a guiar carros em dueto, só como verdadeira anedota pode ser lançado. Vaticino mesmo que, se avançar, o risco de o seu nome ser chumbado é enorme. É que ainda há gente com memória...e com sentido mínimo de decoro...apesar de todas as cambalhotas que a política permite a muitos dos senhores do continente.

ULTRAPERIFERIAS

O mais mediático blog da Madeira, o "Ultraperiferias" de Luís Filipe Malheiro deu-nos a honra de fazer um post especial sobre este blog. Vindo do líder de audiências na blogosfera madeirense, o mínimo que podemos fazer é agradecermos evidentemente a cortesia e deixar bem claro que estamos sempre muito atentos à escrita do ex-secretário-geral adjunto de Alberto João Jardim. E lemos tudo o que diariamente escreve. O que não significa naturalmente que concordemos com as suas opiniões.
Mas, cometendo uma inconfidência, há algo que nos une...somos ambos do Sporting!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

SURGIMENTO DESTE BLOG CAUSA IMPACTO NA REGIÃO AUTÓNOMA

O surgimento deste blog em 1 de Junho causou impacto na Madeira, apesar de ser ainda praticamente desconhecido dos internautas.
Região pouco habituada a blogues independentes, o "Por Esse Mundo Além" veio trazer uma nova abordagem na blogosfera política da Madeira.
O sermos independentes de quaisquer projectos partidários insulares ou do continente, e somo-lo de facto, não significa que sejamos apolíticos e muito menos que não defendamos aquilo que consideramos mais importante: Portugal, enquanto Pátria independente, País com valores e princípios que importa preservar!
Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos autores de Cortar (d)a Direita e Madeira Minha Vida, Madeira meu País! pela gentileza das referências feitas ao nosso surgimento. Para eles um abraço!

SANTANA EM REFLEXÃO...MAS A ALIANÇA DEMOCRÁTICA DE QUE JARDIM TANTO FALA ESTÁ AÍ!


Pedro Santana Lopes quer apressar as coisas após a derrota que sofreu nas "directas". E tanto assim é que, logo que possível convocou as eleições para o Grupo Parlamentar para o próximo dia 11. Será também com naturalidade que não marcará presença no Congresso de Guimarães, apesar de ter lugar garantido pelo facto de já ter sido Presidente do PSD. Juntar-se -á assim a Filipe Menezes com o qual, aliás, as suas relações esfriaram por força do posicionamento dúbio do autarca de Gaia.

No Verão Santana aproveitará para descansar e preparar o terreno para o novo projecto que poderá abraçar já no Outono: a ALIANÇA DEMOCRÁTICA PORTUGAL (ADP) que, constituída há já algum tempo pelo seu ex-assessor na Câmara Municipal de Lisboa Ricardo Alves Gomes, tem estado todavia em "banho- maria" à espera de um gesto do antigo Primeiro - Ministro. E qual é o projecto da ADP? No seu sítio da Internet pode ler-se:

A matriz da Aliança Democrática Portugal está inscrita na trilogia a que os seus símbolos apelam, enquanto expressão da raiz, identidade e desígnios de um projecto político nacional que convoca os portugueses para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, num Estado de Direito Democrático onde os princípios da dignidade da pessoa humana, da liberdade, do bem comum e da responsabilidade social são absolutamente indeclináveis.

A sigla: ADP

A - Aliança


A Aliança propõe-se apelar aos cidadãos para um empenho destemido e participação na causa pública, de que o país carece, através de uma mensagem que reúna, congregue, concilie e incentive todos os cidadãos e organizações que, em consciência e de modo responsável, estejam dispostos a interpretar fielmente a vontade de uma ampla base popular, que não se revê nos partidos tradicionais e entende ser chegado tempo de refundar, promovendo-se um projecto político capaz de sintetizar, com verdade e clareza, um caminho de autenticidade, cujo objectivo é dar governo a Portugal.

D - Democrática

A desconfiança e o alheamento dos cidadãos relativos aos pilares estruturantes do sistema, sentimentos especialmente agravados entre as gerações mais novas, estão elevados a níveis preocupantes, muito prejudiciais à essência da democracia o que, em última análise, acarretará a desvitalização da natureza do próprio regime e a “falência” das instituições do Estado. É imperativo nacional regenerar a democracia, contrariar os sinais de anemia que a consomem, devolver-lhe confiança e pugnar pelo aperfeiçoamento constante dos seus mecanismos, considerando a constante evolução da realidade social, de modo a assegurar, designadamente, a efectiva aplicação/protecção directa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, tal como consagra a Constituição da República.
P- Portugal

A nossa Pátria é muitíssimo mais vasta que a mera soma do território continental e dos arquipélagos, da população e da soberania. A comunidade nacional, organizada politicamente, corresponde ao Estado Português. A portugalidade supera-o. Pela nossa Língua, pelo nosso património natural, histórico, cultural e humano, pela nossa posição geoestratégica, pela nossa condição europeia, pela nossa propensão atlântica, pela nossa diáspora, pela nossa vocação universal, e pela nossa capacidade ímpar na promoção do diálogo inter-civilizacional, da tolerância e da paz que se impõem ao mundo. Jamais poderemos abdicar dos nossos activos, cada vez mais valiosos neste tempo de globalização, cujos antecedentes históricos inaugurámos. Honrar Portugal e saber garantir a sua perenidade no futuro é a mais sublime das missões a que estamos destinados. É isso que justifica a nossa acção, é isso nos deve mobilizar e unir, e é essa a razão da nossa esperança.
A bandeira: Vela Azul, Branca e Verde
A bandeira adoptada, sob a forma de vela, traduz a urgência do país optar, com clarividência e coragem, entre desafios, adversidades e condições mais ou menos favoráveis, quanto à reclamada reorganização do Estado, à definição modelo económico de desenvolvimento a seguir e à escolha das apostas nos domínios estratégicos que se nos oferecem.Azul, branco e verde, são as cores do planeta e apelam para a grande questão da actualidade - a preservação dos recursos naturais e fomento do bem-estar, por via de uma produção de riqueza associada ao equilíbrio ambiental e ao desenvolvimento sustentável.Azul, branco e verde, são também as cores de Portugal.
Do nosso mar, das nossas casas, aldeias, vilas e cidades, da nossa terra, e da imensidão dos nossos horizontes - de expansão, capacidade, comunicação, realização e desígnio.

domingo, 1 de junho de 2008

PSD: Nova líder teve os votos de apenas 8 por cento dos votantes madeirenses

Funchal, 01 Jun (Lusa)
Apenas por 8 por cento dos militantes madeirenses que participaram nas eleições directas de sábado no PSD votaram na nova líder do partido, Manuela Ferreira Leite (144 votos), anunciou hoje o partido.
Na região autónoma, Pedro Santana Lopes obteve 60 por cento (1.123 votos), Pedro Passos Coelho 31 por cento (588) e Patinha Antão 0,7 por cento (14).
As eleições internas no PSD tiveram a participação de 1.886 militantes madeirenses num universo de 2.500.
O acto eleitoral registou ainda 10 votos brancos e 10 votos nulos.

Madeira: CDU e MPT contestaram junto de moradores do Funchal nova via Cota 500

Funchal, 01 Jun (LUSA)
Dirigentes regionais da Coligação Democrática Unitária (CDU) e do Movimento Partido da Terra (MPT) estiveram hoje em lugares diferentes das zonas altas do Funchal a contestar o traçado da estrada Cota 500 e as expropriações.
Para Artur Andrade, dirigente da CDU, que falava no Alto do Galeão, em São Roque, “a Cota 500 devia passar a norte das casas mas vai passar a sul, evitando assim que as questões de mobilidade e de trânsito sejam resolvidas”. "Muitas casas serão destruídas e muitas expropriações vão ocorrer, num esforço que não vai resolver nada”, adiantou.
Já o líder regional do MPT, João Isidoro, no Curral Velho, em Santo António, alertou as populações “para aquelas expropriações em que primeiro entram com as máquinas e depois é que dizem quanto vão pagar”. João Isidoro apelou ao Governo Regional para “que pague pelo preço justo, tendo em conta não só o valor patrimonial mas também sentimental destas habitações para as populações, evitando pagar abaixo do preço de mercado”.
A Cota 500 é uma via rápida que servirá para desviar o trânsito das zonas mais baixas do Funchal e que ao mesmo tempo pretende satisfazer as necessidades de transporte dos milhares de madeirenses que vivem àquela altitude.
LAR. Lusa/fim

ALBERTO JOÃO JARDIM FARÁ ULTIMATO A FERREIRA LEITE

Manuela Ferreira Leite nao pode descansar...
Acabadinha de ser eleita, mas apenas por 1/3 dos militantes do PSD, tem poucos meses para provar o que vale e, se até Abril de 2009, as sondagens não demonstrarem que conseguiu "arrancar" terá Alberto João Jardim à perna. Este exigirá um Congresso extraordinário e avançará para a liderança. Se verificar que não existem condições baterá mesmo com a porta e, definitivamente, juntar-se-á a Santana Lopes no novo projecto que este liderará no Continente.
Alberto João demonstrou este fim de semana quem manda na Madeira e humilhou Ferreira Leite ao conseguir uma vitória esmagadora para Santana, que deixou inclusive "sem fala" o antigo secretário-geral adjunto de Jardim o bloguista Filipe Malheiro que, de apoiante declarado de Passos Coelho, passou para um ferveroso adepto da abstenção...

Os próximo meses serão, definitivamente, muito quentes em Portugal...!

CISÃO À VISTA? NOVO PARTIDO NA FORJA

A cisão no PSD está por meses e será protagonizada por Santana Lopes, com o aval de João Jardim.
Incapaz de coabitar com leitistas, passistas e agora também os novos ódios de estimação - os menezistas - Santana prepara-se para saír e constituír um novo Partido. Este reunirá um conjunto de influentes personalidades do PSD, do CDS e, admite-se, de outros partidos como o PPM, o influente MPT e até do PND, todas insatisfeitas com o actual "estado de coisas" no espectro político - partidário português.

Esta nova formação política, de raíz fortemente populista, preencherá um campo tradicionalmente ocupado pela social democracia mas com uma vertente ambiental, sendo uma alternativa no centro e centro esquerda e, na prática, corre o risco de esvaziar o PSD que, entregue a barões e a baronetes, terá dificuldade em conseguir demonstrar as suas diferenças relativamente ao PS.

Certo é que nas eleições do próximo ano o espectro político - partidário terá mudado radicalmente.

MANUELA FERREIRA LEITE VENCE; GUILHERME SILVA PRESSIONADO

Por Lisboa o fim de semana deve ter sido muito movimentado. Depois da vitória de Manuela Ferreira Leite, e apesar da sua estrondosa derrota na Madeira para Pedro Santana Lopes, as coisas começam a mexer no Grupo Parlamentar. E de quem se fala é Guilherme Silva. Com intenções óbvias: a de, com uma espécia de cenoura, só que envenenada, o afastar da Vice-Presidência da Assembleia da República para lá colocar o "braço direito" de Ferreira Leite, Luís Marques Guedes, que há muito deseja aquele lugar. Silva resiste e afirma que "o criminoso não deve voltar ao local do crime". Vamos ver até quando a resistência durará...
Em alternativa fala-se do próprio Luís Marques Guedes, de António Montalvão Machado ou mesmo de...José Eduardo Martins...

RAZÃO DE SER DESTE BLOGUE

Este Blogue tem uma razão para existir: o de querer ser um Blogue independente sobre a Madeira e tudo aquilo que se passa na nossa Região Autónoma, nomeadamente no domínio da política e da sociedade em geral.
Não existindo praticamente nenhum blogue madeirense que se possa considerar como independente, é pois este o desafio a que me proponho, esperando que o seu conteúdo possa corresponder a um número crescente de leitores.
Boas leituras!
Um abraço a todos do
José de Freitas